quinta-feira, 26 de setembro de 2013

NASA usa radar espacial para descobrir pessoas soterradas



(Público - Portugal) A NASA e o departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos desenvolveram um radar portátil capaz de detectar os batimentos cardíacos e a respiração das vítimas de um sismo ou tornado que se encontrem soterradas.

O protótipo desta tecnologia chamada Finder (sigla de Finding Individuals for Disaster and Emergency Response), nesta quarta-feira tornado público, permite localizar pessoas soterradas até nove metros.

"Esta tecnologia da NASA usada para explorar outros planetas será usada para ajudar a salvar vidas na Terra", disse Mason Peck, responsável pela tecnologia da agência espacial norte-americana. Já John Price, do departamento de Segurança Interna, destacou que este radar vai permitir "às equipas de resgate usar de forma mais precisa os meios de acção", que são "limitados”.

Esta tecnologia consiste na transmissão de sinais de microondas em direcção aos detritos resultantes do sismo, analisando depois as características dos sinais que são devolvidos. Essa mesma técnica é usada pela NASA para pesquisa espacial, caso da sonda Cassini, que, em órbita em torno de Saturno, tenta desvendar os segredos da estrutura interna de anéis do planeta.
----
E mais:
NASA apresenta o FINDER, radar portátil capaz de encontrar pessoas soterradas ainda com vida (Tecnoblog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário