quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Mesmas leituras, diferentes opiniões

Estudo com mais de 21 mil leitores da 'Scientific American' em 18 países revela percepções distintas sobre temas quentes da ciência.
(Ciência Hoje) Pesquisa feita pela revista Nature em conjunto com a Scientific American levanta questões interessantes sobre o entendimento público da ciência. O principal diferencial do levantamento on-line é o fato de ele ter sido feito com uma população – incluindo brasileiros – alfabetizada cientificamente.

Resultados mais marcantes: os altos percentuais de japoneses e chineses que alegaram haver dúvidas sobre a evolução dos seres vivos e sobre o Big Bang (início e evolução do universo). Entre os primeiros, foram 35% aqueles que responderam sim a essa questão; entre os chineses, 49%.

No mais, a pesquisa reforça aquilo que se esperava de um público letrado nas ciências: cientistas são confiáveis; o governo deve financiar a pesquisa; a experimentação com animais é importante; humanos são culpados pelas mudanças globais.

A principal crítica – reconhecida pelas revistas – é que a pesquisa tem poucos respondentes fora dos Estados Unidos. No Japão, foram 1.195; na China, 269.

Outra crítica é sobre temas escolhidos e o modo como foram formuladas certas questões, como apontam entrevistados.

Por exemplo, o tema Big Bang é motivo de debate entre a comunidade de especialistas, e perguntas do tipo “Há alguma dúvida de que a evolução, incluindo a seleção natural, pode explicar as formas e variedades de vida?” podem ser respondidas com um ‘sim’ mesmo por quem não acredita em criacionismo – por sinal, dos 422 brasileiros, 23,5% responderam ‘sim’ a essa questão.

Enfim, a pesquisa mostra que mesmo o público dito informado sobre ciência tem opiniões bem diferentes sobre questões científicas daquelas que são consideradas consensuais entre especialistas.

A planilha com os resultados completos, em inglês, da pesquisa está disponível na internet.
----
Link da notícia:
http://cienciahoje.uol.com.br/blogues/bussola/mesmas-leituras-diferentes-opinioes

Nenhum comentário:

Postar um comentário