terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Ideias de astronauta da ESA inspiram novo modelo de relógio de pulso da Omega

Astronauta francês que cumpriu três missões pela Agência Espacial Europeia (ESA) inventa novas características para relógios de pulso, as quais foram patenteadas pela ESA. Com base nessas ideias, a Omega apresenta agora o mais recente modelo da gama Speedmaster Professional.



(TV Ciência - Portugal) Na década de 1990, Jean-François Clervoy, astronauta francês, cumpriu três missões espaciais pela Agência Espacial Europeia (ESA), onde as suas principais funções se relacionavam com a engenharia de voo.

Durante as missões, Jean-François Clervoy teve de lidar com as características limitadas do seu relógio de pulso e desejou que este tivesse outras potencialidades para satisfazer as suas necessidades técnicas especificas.

Quando voltou para Terra, sugeriu que o relógio de um astronauta deveria possuir uma série de inovações para facilitar o cumprimento das missões e a ESA patenteou as suas ideias. Algumas das suas invenções baseavam-se na possibilidade de um relógio permitir definir uma data no passado ou no futuro ao segundo, para que os astronautas pudessem calcular o tempo que tinha passado ou o que faltava. Outras das ideias patenteadas inclui um programa flexível com múltiplos alarmes com toques diferentes.

Agora, com base nas ideias do Jean-François Clervoy e da patente da ESA, a empresa de relógios Omega, desenvolveu um relógio espacial que acaba de ser lançado com o nome de Speedmaster Skywalker X-33.

Este novo relógio da gama Speedmaster Professional foi testado e aprovado pela ESA, que submeteu o dispositivo a inúmeros testes para prever se resistiria às condições espaciais.

Os testes foram realizados Centro Europeu de Investigação Espacial e Tecnologia (da sigla em inglês, ESTEC), na Holanda, um dos centros técnicos especializados da ESA onde a maioria dos satélites são preparados antes do lançamento.

Neste Centro, o novo relógio de pulso foi submetido a um agitador que simula as intensas vibrações que ocorrem durante um lançamento e a rotação numa centrifugadora por forma a alcançar sete vezes a gravidade sentida na Terra, em condições semelhantes aquelas que os astronautas experienciam quando voltam à Terra.

O relógio foi ainda colocado numa câmara de vácuo onde foi submetido a temperaturas entre os 45ºC negativos e os 75ºC positivos. Já na Suíça, o relógio foi submetido a radiação semelhante àquela que ocorre no espaço. Em todos os testes, o relógio de pulso demonstrou robustez e eficiência.

O Speedmaster Skywalker X-33 possui em simultâneo um ecrã analógico e digital que permite o acesso rápido a várias referências temporais, assim como, um novo software que é carregado numa unidade avançada de cronometragem baseada em quartz.

«Estou orgulhoso por ver a minha invenção implementada num relógio de pulso de alta precisão», afirma o astronauta Jean-François Clervoy, citado em comunicado da ESA.

«Ter a Omega nesta parceria com a ESA, baseada na nossa patente, vai permitir aos astronautas da ESA beneficiar destas funções inovadoras», acrescenta.

Este é apenas um dos 135 exemplos de inovações que surgiram das necessidades vividas no espaço, as quais estão patenteadas pela ESA e disponíveis para comercialização pela indústria não espacial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário