quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Ensino sem memória

História da ciência ainda é timidamente incluída nos livros didáticos brasileiros e quase negligenciada nas aulas de conteúdo científico. Processo que levou à elaboração de teorias ou às descobertas e invenções não costuma ser mencionado.



(Ciência Hoje) Galileu Galilei foi uma figura ímpar na história da ciência. Também o foram Charles Darwin, Isaac Newton, Madame Curie, Louis Pasteur e tantos outros. Avaliando bem, no entanto, nenhum deles mereceu ainda a devida atenção em nosso ensino de ciências. Todos são de certa forma negligenciados em nossas aulas. São lembrados apenas de passagem, apresentados em momentos esporádicos e por fatos episódicos, muitas vezes até de modo anedótico. Suas biografias são, em geral, alegorias, enfeites ou artifícios didáticos usados para ilustrar as aulas de ciências.

Se você é professor de ciências, talvez ache a afirmação acima um exagero. Afinal, de uns anos para cá, aumentou significativamente a presença da história da ciência nos livros e outros materiais didáticos, por causa da recomendação do Ministério de Educação (MEC). E, claro, as editoras e os autores se dispuseram prontamente a cumprir essa exigência, para que seus livros passassem pelos crivos avaliativos.

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