sexta-feira, 4 de abril de 2014

Vox Pop: a Terra gira em torno do Sol?

Nos Estados Unidos, 26% das pessoas responderam errado a esta pergunta. A SÁBADO foi à rua testar a cultura dos portugueses


(Sábado - Portugal) Sim, é a Terra que gira em torno do Sol e não o contrário – uma descoberta feita há 450 anos pelo astrónomo polaco Nicolau Copérnico. A matéria, que se aprende nos bancos de escola, nem sempre está presente na mente dos inquiridos.

Nos Estados Unidos, 26% da amostra errou nesta pergunta, segundo um inquérito recente da National Science Foundation, realizado a 2200 pessoas para avaliar os conhecimentos básicos de ciência.

E o que pensam os portugueses acerca do assunto? A SÁBADO foi ao Chiado e obteve reacções surpreendentes, entre 16 inquiridos, dos 18 aos 62 anos. Nesta questão (“A Terra gira à volta do Sol ou o contrário?”), 12,5% respondeu incorrectamente. “Imaginei o sol quando nasce e descreve aquela trajectória sobre a Terra e isso baralhou-me um bocado”, justificou Isabel Fonseca, 53 anos. A dúvida foi transversal às idades. Diogo Almeida, de 18, também errou.

Contudo, foi a última pergunta que criou mais hesitações. Questionados acerca do nome da explosão do universo (Big Bang), 31,25% dos inquiridos não soube responder. Uns culpavam a memória; outros divagavam – teorizando acerca da lava vulcânica; e outros ainda referiam o apocalipse, como sendo “a única coisa” que lhes vinha “à cabeça.”

A segunda questão onde mais erraram foi se os electrões seriam maiores ou menores do que os átomos. São menores. Mas 25% dos inquiridos achou que não. “Já há muito tempo que não tenho Física e Química”, alegou Rute Mateus, 23 anos. Outro inquirido, Joaquim Dias, 77 anos, assumiu com humor: “Saiu à sorte.” Ainda assim, os resultados desapontaram menos do que nos Estados Unidos, onde 47% da amostra falhou nesta resposta.
----
Matéria com vídeo aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário