quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Iguana em Marte?



(Física na Veia) Uma publicação no UOL hoje destaca que, segundo o site ufosightingsdaily.com, um iguana foi registrado em foto de Marte feita pelo rover Curiosity!

A foto original, que publico logo acima, fica nesse link. Confira você mesmo. Abaixo, um corte da mesma foto, destacando o "iguana" petrificado.


Pronto! Senta que lá vem história! Os "ufólogos"* adoram essas "provas" de que já houve vida em Marte!

Mas a culpa é do nosso cérebro que fica procurando padrões conhecidos em formas desconhecidas. O cérebro quer entender tudo, sempre. E força a barra! Se você ficar sentando olhando para as nuvens, verá um monte de animais, objetos, seres, etc.. E nem precisa estar em algum estado alterado de consciência. Nosso cérebro trabalha assim e pronto.

Marte já é bastante conhecido pelos "segredos" que guarda em sua superfície. Já viram um enorme rosto humano em Marte numa foto da sondas Viking de 1976. Confira abaixo.


Em 2008 muita gente acreditou que um homem sentado numa rocha em Marte foi fotografado pelo rover Spirit. Veja essa e outras histórias nesse post.

Acredito fortemente na possibilidade de vida fora da Terra. E ratifico essa ideia lembrando (e concordando com) Carl Sagan em "Contato": "se não houver vida fora da Terra, será um enorme desperdício de espaço". Mas em Marte, talvez em todo o Sistema Solar, parece bastante improvável.
----
*Usei aspas em ufólogos porque existem raríssimos ufólogos sérios. A maioria não passa de colecionadores de fotos de discos voadores. E forçam a barra a qualquer custo para defender de forma nada científica a ideia de que existem seres extraterrestres. Mas os exoplanetas são realidade. A exobiologia uma área instigante, ainda a ser explorada. O assunto ainda vai dar muito o que falar. E espero que dê realmente muito o que falar, dentro da Ciência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário