terça-feira, 27 de abril de 2010

Hawking em voo cego


(Cesar Baima - O Globo) Mesmo os gênios se enganam. Ao afirmar em uma série de TV que os alienígenas existem e devemos temê-los, o físico britânico Stephen Hawking cometeu uma simplificação que, na minha opinião, não é cabível ao se discutir uma questão tão complexa. Isso numa época em que um em cada cinco adultos terráqueos acredita que os extraterrestres não só existem como já vivem entre nós.

Antes de tudo, deixem-me esclarecer que não só acredito que há vida fora da Terra como ela é relativamente comum no universo. Mesmo aqui em nosso planeta, lugares aparentemente inóspitos, como as fossas abissais dos oceanos e regiões contaminadas por radioatividade, abrigam diversas formas de vida, em especial bactérias conhecidas em geral como “extremófilos”. Como dizia outro grande cientista, o americano Carl Sagan, o universo é tão grande que, se realmente estivermos sozinhos, será um enorme desperdício de espaço.

Já a vida inteligente pode ser mais rara, mas mesmo assim deve estar lá fora em algum lugar, embora alguns duvidem que ela realmente exista na Terra. Pela Equação de Drake, formulada em astrônomo americano Frank Drake em 1961, apenas nossa galáxia deve abrigar algo entre uma (sim, estamos sós...) a até 20 mil civilizações "comunicativas", dependendo dos parâmetros usados no cálculo:

Nc = R x Fp x Ne x Fv x Fi x Fc x T

Onde Nc é o número de civilizações "comunicativas", R a razão de nascimento de estrelas na galáxia, Fp a fração dessas estrelas que têm planetas, Ne o número de planetas habitáveis que orbitam essas estrelas, Fv a fração desses planetas que desenvolvem algum tipo de forma de vida, Fi a fração dos planetas em que a vida desenvolve inteligência, Fc a fração dessas formas de vida inteligentes que desenvolvem alguma forma de comunicação detectável do espaço e T o tempo em que transmitem esses sinais detectáveis.

Discordo de Hawking, no entanto, quando ele diz que devemos temer os aliens. Para ele, em caso de contato, poderemos ter o mesmo fim que os índios nativos americanos sofreram após a chegada de Colombo nas Américas. Segundo Hawking, uma civilização extraterrestre que chegasse na Terra estaria em busca de recursos naturais e sua exploração poderia levar ao nosso extermínio.

Em primeiro lugar, não consigo imaginar que tipo de recurso natural seria uma exclusividade da Terra a ponto de fazer com que uma civilização alienígena empreenda tamanho esforço científico e tecnológico para vir até aqui explorá-lo. Pelo que sabemos, todos os elementos químicos presentes na Terra são comuns em outros lugares do sistema solar e no universo em geral. Será que iriam querer nossa água? Ora, apenas uma fração da Nuvem de Oort, na periferia de nosso sistema solar, tem mais água que todos os oceanos da Terra juntos e lá ela já está livre no espaço, e não presa a toda atração gravitacional de um planeta.

Outra possibilidade muito comum apontada nos filmes de ficção científica é de que os extraterrestres queiram usar os seres humanos como fonte de comida. Mas uma civilização tão avançada a ponto de fazer uma viagem interestelar obviamente seria capaz de produzir alimentos na quantidade e qualidade que quiser. E mesmo que a carne humana seja considerada por esses hipotéticos aliens uma iguaria sem equivalente no universo, sua tecnologia certamente os permitiria clonar quantos seres humanos quiserem a partir do DNA de um único espécime.

Mas não, o que os ETs querem é "roubar" nossas ideias e nos escravizar? Que tipo de conhecimento técnico-científico possuímos que seria de tamanho interesse? Novamente, uma civilização avançada a ponto de viajar entre as estrelas já sabe tudo que sabemos e mais um tanto e não necessitaria de mão de obra escrava para se sustentar.

Assim, creio que a única razão que temos para temer uma eventual "invasão" alienígena é que os ETs sejam fanáticos-religiosos-guerreiros-xenófobos que não aceitassem dividir o universo com mais nenhuma outra civilização. Um caso pouco provável, já que acredito que uma sociedade com este tipo de ideário não se desenvolveria a ponto de fazer viagens interestelares sem antes se auto-destruir.

E você, concorda com Hawking e acha que devemos nos isolar e temer qualquer tipo de contato com aliens?
----
E mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário