terça-feira, 5 de agosto de 2014

Cientista espacial britânico desenvolve a melhor e mais sustentável panela do mundo


(Gizmodo/Jornal Ciência) Cozinhar não é uma ciência espacial, mas talvez projetar panelas seja!

Um professor de engenharia da Universidade de Oxford criou uma nova panela, que ele diz aquecer mais rápido que as convencionais, utilizando 40% de energia a menos.

A “Flare Pan”, criada por Thomas Povey, está sendo fabricada e vendido pela Lakeland, uma rede de cozinha britânica. Foi colocada à venda há poucas semanas, disponível apenas na Grã-Bretanha, embora ela possa ser encomendada através do site da Lakeland, com preços a partir de US $ 85 - o equivalente a R$ 192,00.

Povey é especializado na construção de sistemas de refrigeração de alta eficiência para motores a jato de última geração. Ele também é um ávido montanhista e diz que esta invenção foi estimulada pelo longo tempo que a água leva até ferver em grandes altitudes. Ele e um grupo de alunos trabalharam três anos, realizando experimentos com diferentes projetos, antes de desenvolver o que está sendo comercializado.

Feita de alumínio fundido e ostentando uma série de "barbatanas" no fundo, a panela possui "canais que capturam o calor da chama pelo fundo e pelos lados da panela, resultando em alta eficiência e distribuição uniforme do calor", segundo comunicado da Isis Innovation, que licencia a tecnologia desenvolvida na Universidade de Oxford. "Isso significa que a panela aquece rapidamente e cozinha o alimento mais rápido, economizando tempo e usando muito menos energia", explica.

Povey diz que é tudo uma simples questão de termodinâmica. "O problema com a forma atual da panela, é que boa parte do calor é dissipado no ar", disse o inventor ao jornal Telegraph, da Grã-Bretanha.

"Então, é um problema de aerodinâmica e de transferência de calor, e nós aplicamos a ciência usada em motores de foguete e jatos para criar uma maneira da panela ser mais eficiente, até mesmo na energia gasta”, explicou.

O novo projeto já ganhou o prêmio ‘2014 Hawley Award’, da Worshipful Company of Engineers, um grupo de engenheiros britânicos, por ser "a mais notável inovação de engenharia que oferece benefício demonstrável para o meio ambiente".

O prêmio de 2013 foi para Caroline Hepburn, por inventar uma nova ferramenta para aumentar a proteção de um motor durante a produção de energia a partir do biogás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário