sexta-feira, 25 de abril de 2014

Metade dos americanos não acredita na teoria do Big Bang

Pesquisa constatou que diversos fatos científicos como aquecimento global e Teoria da Evolução recebem muitos questionamentos no país


(O Globo) Poucos americanos questionam a tese de que fumar causa câncer. No entanto, grande parte da população dos EUA expressa considerável desconfiança sobre importantes conceitos estabelecidos pela ciência. Essas foram as constatações de uma pesquisa realizada pela “Associated Press-GfK”, divulgada pela rede “ABC News”.

Os americanos têm, por exemplo, mais ceticismo do que a confiança no aquecimento global, na idade da Terra e na Teoria da Evolução - além da grandes dificuldade em acreditar que o Big Bang criou o universo, ha cerca de 13,8 bilhões de anos.

Em vez de interrogar o conhecimento científico, a pesquisa pediu às pessoas que apontassem seu grau de confiança a respeito de aspectos científicos e medicinais.

Em alguns casos, ocorre uma ampla aceitação. A tese de que o cigarro causa câncer só não é aceita por 4%; e apenas 6% questionam que a doença mental é uma condição médica que afeta o cérebro. Outros 8% são céticos sobre a presença de um código genético dentro de nossas células; e 15% têm dúvidas sobre a segurança e a eficácia de vacinas infantis.

Por outro lado, o levantamento também avaliou que quatro em cada 10 americanos dizem que não acreditam que a Terra está aquecendo - principalmente como resultado do efeito estufa - e que a vida na Terra evoluiu através de um processo de recursos naturais de seleção. Uma pequena maioria - 51% - questiona a teoria do Big Bang.

Os resultados, segundo a “ABC News”, irritaram alguns dos maiores cientistas da América, incluindo vários ganhadores do Prêmio Nobel.

- A ciência é a ignorância generalizada em nossa sociedade. E essas atitudes são reforçadas quando alguns de nossos líderes são abertamente antagônicos aos fatos estabelecidos - disse o Prêmio Nobel de Medicina em 2013, Randy Schekman, da Universidade da Califórnia.

Valores religiosos
A confiança na Teoria da Evolução, no Big Bang, na idade da Terra e nas mudanças climáticas diminuem consideravelmente quando a fé aumenta, segundo a pesquisa. Da mesma forma, aqueles que frequentam templos religiosos com regularidade ou são cristãos evangélicos expressam dúvidas muito maiores sobre conceitos científicos, pois os consideram contraditórios à sua fé.

- Quando você coloca fatos contra a fé, os fatos não conseguem nem argumentar - disse à “ABC News” o vencedor do Prêmio Nobel 2012 e professor de bioquímica Robert Lefkowitz, da Universidade de Duke.

Nenhum comentário:

Postar um comentário