segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Seres extraterrestres visitam a terra?

"Sim, existe vida fora da Terra. Probabilisticamente, não haver vida além da Terra seria um "desperdício" de Universo"


(Victor Alencar - O Povo) O céu sempre mexeu com o imaginário da humanidade, desde os primórdios dos tempos. Por conta dele o homem conseguiu organizar o tempo, se localizar, sair do estado nômade, mas ainda assim o céu é um “objeto” intrigante nas nossas mentes ainda hoje. O que tem nas profundezas do universo? Podemos ir até lá? Alguém de lá pode vir até aqui?

Já falei em outras edições dessa coluna sobre alguns tópicos relacionados à vida fora da Terra, como a detecção de vida, projetos para achar planetas com condições de habitabilidade, mas nunca cheguei a entrar de fato no assunto que é dados por muitos como uma certeza inegável: a visita de seres extraterrestre à Terra.

As perguntas são muitas: Existe vida fora da Terra? Onde os seres extraterrestres guardam as suas naves? Os ETs são verdes e com a cabeça grande? Primeiro, antes de tudo, vamos deixar algumas coisas claras.

Sim, existe vida fora da Terra. Probabilisticamente, não haver vida além da Terra seria um “desperdício” de Universo, pois como já falei antes: cada galáxia, por menor que seja, possui milhões de estrelas e essas estrelas têm o potencial de gerar sistemas planetários.

Então, é muito provável que em um planetinha que gira em torno de uma estrela mediana, os aminoácidos começaram a se organizar e formaram estruturas cada vez mais complexas e isso gerou algo que conhecemos como vida. Note que em nenhum momento eu disse que essa vida seria inteligente. Ela pode ser uma simples bactéria, ou ter uma estrutura super complexa e desenvolvida como uma minhoca, ou até mesmo um ser como nós, ou quem sabe ser mais complexo ainda, a ponto de nem sermos capazes de imaginar a sua existência.

Então, vemos que não podemos chegar a uma forma comum. Uma forma como um homenzinho verde e com uma cabeça grande, boca pequena, bem típica dos cinemas foi, na verdade, uma possível previsão de evolução da nossa espécie. A boca pequena, por exemplo, é uma previsão baseada na constante atrofia dos dentes, visto que não precisamos mais rasgar o alimento como nossos ancestrais faziam (mas não me perguntem o porquê da cor verde, pois essa dúvida eu também tenho).

A pergunta mais intrigante seria: SE caso os ETs sejam seres super evoluídos e SE eles sabem da nossa existência, COMO eles vem para cá? Notem que estamos na exceção da exceção da questão sobre os ETs, mas, infelizmente, é apenas essa parte em que a grande maioria da população se foca e acredita cegamente, sem ao menos se questionar de forma séria. Note que eu falei “grande maioria”, isso significa que há pessoas que estudam o assunto de forma séria.

Até o presente momento, não descobrimos nenhuma forma de vida fora da Terra. Nem mesmo dentro do nosso Sistema Solar, que é a única zona onde temos capacidade de explorar através de sondas (tripuladas ou não). Suponhamos que não exista vida super inteligente no nosso Sistema Solar, mas sim em algum planeta orbitando a estrela mais próxima da Terra (depois do Sol) que fica a aproximadamente 42 trilhões de quilômetros de distância.

Se os ETs dessa estrela saíssem de lá em direção ao nosso pálido ponto azul chamado Terra com uma velocidade acima da máxima de um carro de Formula 1, isso daria cerca de 12 milhões de anos. Digamos que eles tenham uma tecnologia mágica e fosse possível fabricar um foguete que viajasse com uma velocidade de 150000 km/s, que é a metade da velocidade máxima atingível no Universo (conhecida como velocidade da luz), esse tempo cai para aproximadamente 9 anos de viagem.

Mas qual é o problema dessa tecnologia: quanto mais velocidade você quer, mais energia você precisa gastar. Um exemplo disso é o acelerador de partículas do CERN. Lá as partículas são aceleradas a velocidades de 99,999% da

velocidade da luz, mas isso produz uma conta de energia elétrica (tanto para acelerar as partículas, quanto para refrigerar o ambiente) de deixar qualquer companhia elétrica com inveja por não ter esse cliente. Vimos que um ET não é obrigatoriamente verde e super inteligente e que, se fosse, seria bastante complicado chegar até aqui. Por isso que os cientistas acham bem difícil que os ETs venham fazer turismo aqui, na nossa residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário