segunda-feira, 23 de abril de 2012

Perca Peso: a Verdadeira Dieta da Lua


(Física na Veia) (...) Se você fez o cálculo de IMC e constatou obesidade, pode (e deve) se preparar para uma boa dieta acompanhada de atividades físicas para queimar gordurinhas, o excesso de massa no seu corpo.

Mas, se em vez de procurar médico/nutricionista de confiança você foi direto pro Google e mandou ver no "perca peso, dietas, etc" é provável que tenha encontrado muitas receitas milagrosas, algumas gratuitas, outras pagas. Dentre elas, uma tal de "Dieta da Lua" que diz que se você passar 24h tomando apenas líquidos nas mudanças de fase da Lua certamente vai perder peso!

Em primeiro lugar, fases da Lua nada mais são do que etapas de aumento ou diminuição da área da Lua iluminada pelo Sol. Como você sabe, a Lua orbita a Terra que por sua vez orbita o Sol. E, sendo assim, a face da Lua que vemos pode estar iluminada desde 0% até 100%, dependendo do dia/hora, num ciclo de pouco menos de um mês. Então pergunto:

1) No que o grau de iluminação do disco lunar aparente poderia influenciar o seu metabolismo a ponto de fazer você emagrecer?
Não tenho resposta aceitável para esta pergunta.

2) Existem apenas quatro fases da Lua?
A resposta é não! A taxa de iluminação do disco lunar varia constantemente. Logo, a "fase" da Lua está mudando o tempo todo. O que chamamos de quatro fases são apenas quatro "momentos" específicos dentro desse quadro de evolução contínua da sombra/luz sobre a Lua. Sendo assim, em que dia exatamente teríamos que fazer esta dieta lunar (talvez lunática)?

Em segundo lugar, imagino que a ingestão de líquidos deve sim alterar o metabolismo humano e, momentaneamente, nas tais 24h da dieta, provocar uma ligeira alteração de massa (para menos). Mas é saudável viver 24h só com líquidos? Não arrisco chutar uma resposta. Deixo a resposta segura para os profissionais de saúde.

Mas existe sim uma boa receita para perder peso. E tem a ver com a Lua. Anote aí (e divulgue) a Verdadeira Dieta da Lua para Perder Peso:

1- Pegue uma nave.
2- Vá para a Lua.
3- Na superfície lunar a gravidade mede cerca de 1/6 do valor da gravidade superficial na Terra, ou seja, aproximadamente 1,67 m/s². Na Lua você com certeza "perde" peso. Garanto!
Exemplo: se fosse eu, que tenho 85 kg de massa na Terra tenho peso P = 833 N (calculado logo acima), na Lua teria apenas P = m x g = 85 kg x 1, 67 m/s² = 142 N. Viu? "Perdi" peso!

O único problema é que uma boa dieta não deveria ser para perder peso e sim para perder massa! Temos aqui novamente a confusão peso/massa tão comum e que aparece nos slogans para vender dietas que prometem o impossível ou cumprem a promessa com preço alto para a saúde!

Você percebeu que na Lua eu continuaria com meus 85 kg de massa inalterados, ou seja, com o meu IMC = 26,2 (sobrepeso), embora meu peso lá estivesse cortado para apenas 1/6 do seu valor terrestre. Eu perderia peso, mas não perderia o que seria preciso, a massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário