segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Invenções para a ISS vão de urina reciclada a ultrassom remoto


(Terra) Muitas são as invenções que surgiram da exploração espacial. As roupas que hoje protegem os bombeiros do fogo são derivadas de trajes espaciais. Os alarmes de incêndios surgiram nas naves. Muitos dos sistemas de imagem que médicos usam para examinar pacientes, assim como os sensores de câmeras digitais, tiveram impulso a partir das tecnologias de processamento de imagens de agências espaciais. A lista é enorme, e vai de pasta de dente comestível à antena de TV por satélite (clique aqui e veja mais).

As tecnologias que saem da exploração espacial são tantas que a Nasa - a agência espacial americana - lança anualmente uma publicação para destacar essas tecnologia que saem do espaço. A edição 2011 da revista Spinoff, lançada esta semana, destaca entre outras as invenções que foram criadas para manter os astronautas na Estação Espacial Internacional (ISS).

Em pouco mais de 10 anos de ocupação ininterrupta, a estação teve ou está realizando mais de 550 experimentos. É o principal laboratório do mundo para estudos em microgravidade. De lá, os cientistas entendem melhor como várias coisas funcionam, do crescimento de uma célula vegetal aos músculos e ossos dos astronautas - que enfraquecem por causa da falta de gravidade.
----
Matéria com fotos aqui
----

Nenhum comentário:

Postar um comentário