sábado, 16 de julho de 2011

Conheça o que o ônibus espacial melhorou na vida das pessoas

Feitos vão de coração artificial a lubrificantes ecológicos. Frota será aposentada após a missão do Atlantis.


(G1) Quando o ônibus espacial Atlantis retornar à Terra na próxima semana irá direto para o museu -- ele e toda a frota da Nasa, que inclui ainda o Discovery e o Endeavour. Para o governo americano, as naves de 30 anos de idade custam muito caro para o que fazem e uma nova geração de transportadores precisa ser desenvolvida.

Para se despedir da frota, o G1 preparou uma lista com alguns dos avanços surgidos no programa de ônibus espaciais que fazem parte do dia-a-dia das pessoas:



O Atlantis
O quarto ônibus espacial da Nasa está em operação há 26 anos e é responsável por alguns dos grandes marcos do programa americano: ele lançou o telescópio espacial de raios gama Compton e as sondas Magellan para Vênus e Galileo para Júpiter. A nave também foi a primeira americana a acoplar com a estação espacial russa Mir, para onde fez sete voos consecutivos, entre 1995 e 1997.

Em 2009, o Atlantis fez a última missão de reparos prevista para o telescópio espacial Hubble, que permitiu que o observatório orbital, que estava definhando na época, pudesse ter sua expectativa de vida estendida para até 2014.

Após a aposentadoria, o Atlantis será a único que continuará na Flórida, em exibição no complexo de visitantes do Centro Espacial Kennedy. O Discovery será enviado ao Museu Smithsonian na capital americana, Washington DC, no lugar do protótipo Enterprise, que nunca foi ao espaço e será transferido para Nova York. O Endeavour irá ao Centro de Ciência da Califórnia, em Los Angeles.
----
Matéria com infográfico aqui
----
E mais:
Pesquisa realizada em ônibus espaciais trouxe novas tecnologias (iG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário