terça-feira, 28 de setembro de 2010

Jornal divulga notícia falsa sobre embaixador para assuntos alienígenas

(Folha) O jornal inglês "The Sunday Times" noticiou a criação de um cargo nas Nações Unidas que seria ocupado por um negociador, ou embaixador, para assuntos alienígenas. A reportagem repercutiu em outras mídias como um vírus e se mostrou totalmente falsa.

O embaixador também ficaria responsável por manter os primeiros contatos com os extraterrestres (ETs) que aportassem na Terra.

O texto cita a astrofísica Mazlan Othman, da Malásia, como a principal cotada para ocupar o posto, segundo o depoimento de um cientista, Richard Crowther, que seria da agência espacial britânica.

A história foi denunciada como falsa por outro jornal, o "The Guardian", que circula também no Reino Unido.

Othman participaria de uma conferência de astrofísica da Royal Society e apresentaria um trabalho sobre a vida alienígena e a necessidade de as Nações Unidas coordenarem uma ação de resposta terráquea aos ETs.

Mas Othman escreveu em um e-mail: "Realmente soa bem, mas tenho que negar [a notícia]".

Othan realmente vai estar em uma conferência de astronomia na próxima semana, mas o seu estudo versa sobre a maneira como o mundo lida com objetos próximos à Terra.

-----

E mais:

ONU classifica como absurda notícia sobre embaixador para contatos alienígenas

(France Presse / Folha) A Agência das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (Unoosa, na sigla em inglês) se pronunciou nesta terça-feira sobre a notícia que o organismo havia designado um embaixador para assuntos extraterrestres.

"O artigo no The Sunday Times é um absurdo", afirma a agência em um comunicado, referindo-se à notícia divulgada no último fim de semana de que a ONU (Organizações das Nações Unidas) havia contatado a astrofísica malaia Mazlan Othman para ser a embaixadora.

A reportagem se espalhou rapidamente pela internet e um jornal brasileiro de grande circulação nacional também reproduziu a notícia.

Posteriormente, o erro de informação foi apontado pelo jornal inglês "The Guardian" e por outras mídias.

Othman é a chefe da Unoosa, departamento pouco conhecido da ONU com sede em Viena e uma equipe formada por apenas 27 pessoas. Sob o mandato definido pela Assembleia Geral da ONU, a função da Unoosa é promover a cooperação internacional no uso pacífico do espaço exterior e fortalecer o uso da ciência e tecnologias espaciais.

De acordo com o The Sunday Times, Othman deveria anunciar seu novo papel de embaixadora-chefe para contatos alienígenas numa conferência científica na Royal Society, no Reino Unido.

A Unoosa e a astrofísica também negou esta informação. Em uma entrevista à AFP um ano atrás, Othman brincou dizendo que o secretário-geral da ONU é quem deveria "representar a humanidade... se fizéssemos contato com alienígenas".
----
Matéria similar no G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário