sexta-feira, 14 de maio de 2010

10 tecnologias da Nasa que você usa diariamente


1- Introdução a 10 tecnologias da Nasa de uso diário

As missões Apollo à lua renderam o desenvolvimento de várias tecnologias que são usadas no nosso dia a dia

(How Stuff Works) Em 1958, o presidente americano Dwight Eisenhower (1953-1961) assinou a Lei do Espaço, criando oficialmente a Agência Espacial Americana, a Nasa. Desde o começo, o propósito do novo grupo se estendia além das espaçonaves e das botas lunares. A lei estipulava que suas pesquisas e avanços deveriam beneficiar toda a população, e em seus 50 anos de história, a Nasa certamente preencheu esse requisito.

Embora a maioria das pessoas nunca tenha pisado na lua, todas provavelmente estão em contato com alguma tecnologia da Nasa que se transformou em produto de uso diário. Em parceria com várias equipes de pesquisa e companhias, a Nasa continua a gerar uma vasta gama de novas tecnologias e produtos que melhoram o nosso cotidiano. Passos básicos em saúde, segurança, comunicações e até em entretenimento encontram raízes no braço do governo americano normalmente associado com espaçonaves e pessoas flutuando. Na verdade, a Nasa registrou mais de 6.300 patentes com o governo americano [fonte: Nasa Scientific and Technical Information].

Todos os anos, desde 1976, a Nasa vem publicando uma lista de toda tecnologia e produto ligado à sua pesquisa. O jornal "Spinoff", da Nasa, destaca esses produtos, que incluem coisas como marcapassos melhorados, máquinas de exercícios com tecnologia de ponta e rádio satélite. Esses produtos se tornaram possíveis graças às ideias e à inovação da Nasa.

Mas não é preciso ser um cientista de foguetes para usar muitas dessas tecnologias. Conheça dez dessas tecnologias que se transformaram em produtos de uso diário.

2. Aparelhos ortodônticos invisíveis
3. Lentes resistentes a arranhões
4. Espuma inteligente
5. Termômetro de ouvido
6. Palmilha de tênis
7. Telecomunicação de longa distância
8. Detector de fumaça ajustável
9. Ranhuras de segurança
10. Ferramentas sem fio
11. Filtros de água
12. Outras invenções da Nasa para o cotidiano
13. Mais informações sobre tecnologias da Nasa
14. Veja todos os artigos sobre Espaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário