quinta-feira, 8 de abril de 2010

Venceu a ciência

Jornalista processado por calúnia ganha causa e alimenta o debate sobre liberdade de expressão no meio científico

(Ciência Hoje) A história: o renomado jornalista de ciência Simon Singh escreveu uma coluna em 2008 para o jornal britânico The Guardian criticando as atividades da Associação Quiroprática Britânica e os seus métodos de tratamento.

A quiroprática sustenta que pode curar doenças por meio da manipulação das estruturas do corpo, como as vértebras. Singh criticou justamente isso em seu artigo, dizendo que seria irresponsável prometer curar doenças. Principalmente às bastante presentes em crianças, como asma, por exemplo.

A atividade é vista com bastante cautela pelo meio científico, e a crítica dos cientistas à prática beira o ceticismo com outras iniciativas, como a homeopatia e a astrologia. Pseudociências, para muitos.

Pois bem, o grupo de quiroprática rapidamente acusou o Singh por calúnia. No início deste mês, o jornalista – que lançou o livro Big Bang por aqui em 2009 – conseguiu importante vitória no tribunal. Singh, segundo a justiça britânica, teria o direito de alegar que o que escrevera era só uma opinião, que não seria necessário apresentar dados científicos para comprovar o texto.

A decisão foi celebrada no Reino Unido e ganhou forte cobertura da mídia de lá. A comunidade científica e os divulgadores também festejaram a decisão.

A batalha judicial ainda pode seguir em frente, caso uma duas partes queira continuar o processo. Processo, aliás, que já custou 200 mil libras – fato lamentado por Singh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário