segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Jornais de Bangladesh imprimem uma história falsa sobre Neil Armstrong ter afirmado que a viagem à Lua foi uma farsa.


(Engenharia & Astronomia) Dois jornais em Bangladesh enviaram uma retração após publicar um artigo tirado do popular site de sátiras “The Onion”, que afirmava que Neil Armstrong foi convencido por teoristas da conspiração que a viagem à Lua foi uma uma farsa. O Daily Manab Zamin disse que Armstrong havia causado uma polêmica em uma conferência dizendo que ele agora sabia a viagem havia sido uma “farsa elaborada.” O “The New Nation” então encontrou a história, e somente após publicarem eles perceberam que o The Onion não era um site de notícias reais.

Ambos se desculparam aos leitores por não verificar a história. “Nós pensamos que era verdade, então imprimimos sem verificar,” disse o editor Hasanuzzuman Khan à agência de notícias AFP.

“Nós não sabíamos que o The Onion não era um site de notícias reais.”

O artigo dizia que Armstrong havia dito em uma conferência que ele foi “forçado à reconsiderar todos os detalhes da viagem monumental após assistir alguns vídeos persuasivos no YouTube e ler vários posts em um blog” por um teorista da conspiração.

É claro, como tudo no The Onion, a história foi completamente inventada.

Os dois artigos nos jornais atraíram bastante atenção em Bangladesh, e foi um dos artigos mais lidos nos websites dos jornais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário