sexta-feira, 17 de julho de 2009

Novas fotos revelam a Apollo 11 no Mar da Tranquilidade

(Engenharia & Astronomia) Para o pessoal que ainda não acredita que os astronautas do Apollo pousaram na Lua, as novas imagens da NASA providenciam provas definitivas que mostram que o módulo lunar da Apollo 11 carregou os primeiros astronautas para a superfície Lunar 40 anos atrás.

O módulo de pouso da Apollo 11 e sua sombra.

As imagens, tiradas pela primeira sonda Lunar da NASA em mais de uma década, o Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), mostram o Módulo Lunar Eagle na Base da Tranquilidade, onde os astronautas da Apollo 11 Neil Armstrong e Buzz Aldrin pousaram no dia 20 de Julho de 1969.

Elas foram tiradas entre 11 de Julho e 15 de Julho e foram liberadas pela NASA hoje.

A imagem não revela se a bandeira dos EUA que foi plantada lá ainda está de pé ou não.

O local de pouso da Apollo 11 não foi o único que a câmera do LRO (chamada de LROC) fotografou: Ela tmbém fotografou o local de pouso de cinco dos locais de pouso das Apollo. (O último local, da Apollo 12, será fotografado nas próximas semanas.) O módulo lunar de todos os locais são visíveis como pequenos pontos; suas sombras também podem ser vistas. Mais detalhes podem ser vistos na imagem do local de pouso da Apollo 14, incluindo instrumentos científicos e pegadas dos astronautas.

“A equipe do LROC aguardou ansiosamente cada imagem,” diz o principal investigador do LROC Mark Robinson. “Nós estávamos muito interessados em conseguir nossas primeiras imagens do módulo de pouso lunar só pela emoção — e ver o quão bem as câmeras entrariam em foco. De fato, as imagens são fantásticas e o foco também.”


Enquanto o LRO vai descendo para uma órbita mais baixa, as imagens irão melhorar e providenciar visões mais próximas dos locais de pouso das missões Apollo.

Mais imagens:






As fotos em alta resolução ainda não foram tiradas. De acordo com a NASA, essas imagens são só um “teaser”, já que elas foram tiradas antes do LRO estar na sua órbita final de mapeamento.

Quando estiver, podemos esperar imagens com o dobro ou o triplo de resolução!

2 comentários:

  1. São pontos insignificantes que não mostram absolutamente nada. É difícil eles conseguirem provar que estiveram lá.

    ResponderExcluir